Como encontrar suas buyers personas no B2B

Neste terceiro e último artigo da série especial sobre perfis de compradores B2B, vamos abordar como encontrar suas Buyers Personas no B2B.

Depois de listar as características das principais buyers personas B2B, como discutimos no primeiro artigo, e de criarmos os perfis, da forma como explicamos no segundo artigo, chegou a hora de fazer um levantamento para saber quais empresas contam com as personas que se encaixam perfeitamente no perfil de compradores para os produtos e serviços que você oferece.


Série Players School: é hora de prospectar!

Quando se trata de saber como encontrar suas buyers personas B2B, você pode sempre separar as personas por cargos, como o Arthur, Gerente de Finanças, ou João, Gerente de TI. Ao usar diferentes cargos, você pode visualizar cada comprador quando for a hora de planejar sua estratégia de marketing.

Pesquisar online quais perfis de compradores se encaixam nos serviços ou produtos que você oferece também é válido. Para isso a página LinkedIn, a rede social para o mundo profissional, fornece uma visão detalhada de várias empresas e setores.

Ainda no LinkedIn consulte também os artigos compartilhados por lá. Ao acessá-los, você poderá analisar os perfis de funcionários, tempo de empresa, o histórico educacional deles e conexões profissionais que possuem.


Linkedin: encontre direções para motivações, desafios e problemas profissionais


Esta rede social permite que você possa entrar em contato com os profissionais que têm o perfil que você busca. Ela também libera a sua participação em fóruns de discussões do seu interesse e ainda aumenta suas conexões. Além disso, o que você lê no Linkedin pode te indicar direções sobre possíveis motivações, desafios e problemas que os profissionais de diferentes empresas enfrentam no dia a dia.

Fora o Linkedin, é recomendado também usar ferramentas de dados para coletar informações, como por exemplo o Google Analytics. Com ele você pode encontrar palavras-chaves que estão sendo usadas por seus possíveis compradores em pesquisas realizadas no Google.

Ao consultar os perfils comerciais do Facebook, Instagram ou Twitter será possível ver quais tópicos e as hashtags que as buyers personas B2B estão interagindo mais para assim usá-las em suas publicações.

Lembre-se dos encontros corporativos!

Apesar das facilidades das redes sociais em alcançar pessoas, não devemos nos esquecer que encontros corporativos presenciais como, feiras, congressos, e demais eventos do seu nicho de mercado são superimportantes para encontrar frente a frente sua buyer persona B2B. Esse contato permite coletar mais dados e informações para assim criar e potencializar suas campanhas voltadas para as buyers personas B2B.

Ivini Ferraz, diretora da Players Multimídia School e consultora de Marketing Digital

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