RD Station ou Mautic: Caminhos da automação de Marketing e nutrição de leads no Brasil

A RD Station anunciou em 2021 sua aquisição pela Totvs por R$1.8 bi, se tornando a maior transação brasileira de uma empresa de softwares da América Latina. Enquanto isso, Mautic – concorrente open source da RD Station– cresceu muito em sua comunidade sendo a maior comunidade do Mautic no mundo.

Para os pioneiros do Mautic no Brasil, foi a RD Station quem mais ajudou o Mautic a crescer, educando as empresas sobre a necessidade de aprimorarem processos de automação de marketing e fazerem nutrição de leads.
Atualmente existe uma comunidade Mautic Brasil que hoje conta com 8k pessoas no Facebook. A comunidade Mautic no Brasil é a maior do mundo, temos hoje 8.6k membros, a comunidade em inglês que é mundial tem apenas 2.3k membros.

Se você está interessado no do futuro do Inbound Marketing e Automação de Marketing no Brasil não pode deixar de ler este artigo da Players Multimídia School.

O que é automação de marketing?

Automação de marketing é uma técnica que ajuda os profissionais de marketing a automatizar suas atividades repetitivas de marketing, como marketing por e-mail, promoção de leads, campanhas publicitárias, etc., com a ajuda de ferramentas e software.
O uso da automação de marketing pode impulsionar suas vendas, gerar leads qualificados , ajudar na criação de leads e também desempenha um papel proeminente no gerenciamento e conversão de leads em clientes.

O que é o Mautic ?

Mautic: é a mais barata de todas as ferramentas, mas é provavelmente a mais trabalhosa. Conforme explicamos em detalhes neste outros post, o Mautic é a principal ferramenta de automação de código aberto. Isso significa que não tem custo de instalação e é hospedada em um servidor contratado (normalmente a custo baixo) pelo próprio usuário. Como vantagem, tem recursos excelentes de relatório e fácil integração com qualquer outro sistema proprietário. Como desvantagens, tem o fato de demandar um acompanhamento de um profissional de TI, especialmente para instalá-la e solucionar eventuais problemas de uso — que às vezes surgem. Mautic traz de forma vivaz o conceito de automação de marketing de código aberto que tem um grande calibre para nivelar e aperfeiçoar suas vendas diárias e tarefas de marketing.

História do Mautic e da RD Station no Brasil

Ao final de 2014, chega o site mautic.org, cuja ideia inicial era divulgar para o mercado que o Mautic seria o Hubspot ou RD station mas open source, o WordPress da Automação de Marketing. Segundo seus primeiros desenvolvedores brasileiros, essa chamada deu certo e por isso o Mautic teve um crescimento exponecial aqui no Brasil, tornando-se tema para o Digitalks e de um circuito de palestras do SEBRAE.
Já o RD Station, foi fundado em 2011 pelo engenheiro paulistano Eric Santos, fruto de uma amadurecimento de 4 anos. Em 2007, Santos descobriu o conceito de inbound marketing e automação de marketing e reconheceu a oportunidade de ser um pioneiro na área que se encontrava bastante carente de soluções.

Segundo Eric Santos: “Naquela época, se fôssemos na pesquisa do Google para ver quantas pessoas estavam procurando por soluções de automação de marketing, a resposta era literalmente zero. Então a gente tinha que criar demanda”, (Fonte: em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo)

A demanda foi crescendo e se tornando cada vez mais visível no RD Summit — o evento de marketing da companhia que virou referência e, em sua última edição presencial em 2019, reuniu mais de 12 mil pessoas.
O potencial da RD também foi percebido por investidores. Ao longo de sua história, a companhia recebeu mais de R$ 280 milhões em aportes de fundos como Riverwood Capital, Redpoint eventures, Astella e TPG Growth.
Em 2021, a RD que oferecia soluções de automação de marketing digital para pequenas e médias empresas. Dez anos depois, possuia mais de 25 mil clientes em cerca de 20 países. Até por fim ser comprada pela TOTVs por R$1,8 bilhões.

Saiba mais sobre a História da RD Station Matéria do Estadão 

Principais recursos do Mautic e do RD STATION que podem ajudar sua empresa a vender mais:

  • Geração de leads e pontuação de contato
  • Criação de campanha automatizadas
  • Segmentação de contato
  • Construtor de email
  • Construtor de página
  • Teste A / B
  • Rastreamento de atividade do usuário no site
  • Conteúdo dinâmico para personalização
  • Fidelização de clientes
  • Automatização de envios de  emails, SMS e mensagens WhatsApp

Principais diferenças RD Station X Mautic 

O Mautic está disponível em plataformas auto-hospedadas (mautic.org) e hospedadas ( mautic.com). E como é um software de automação de marketing de código aberto, a instalação do Mautic auto-hospedado é totalmente gratuita. Apesar do Mautic ser gratuito (open source) e o RD Station pago, se você não for desenvolvedor vai precisar de uma mentoria para implemetar o Mautic.

Nem sempre é fácil encontrar um profissional treinado, pois a curva de aprendizagem exige grande dedicação e estudo. Um desenvolvedor competente para instalar e configurar suas campanhas no Mautic pode custar bastante dinheiro, se você realmente quiser colocar em prática estratégias.  Após a instalação e configuração de ambos, tanto o RD Station quanto o Mautic precisam de um profissional experiente em Inbound marketing para criar e testar campanhas realmente efetivas.

O que é muito comum acontecer é as, empolgadas com as vantagens do RD Station Summit e tudo que ele promete contratarem os serviços, importarem seus leads para dentro do softwares e depois não configurarem as campanhas , não pontuarem os contatos, não criarem páginas de captura, nem segmentação e usarem o RD Station meramente como uma ferramenta de email marketing, o que é de fato um desperdício de dinheiro e dos recursos de automação de marketing disponíveis.