M-commerce e M-marketing: O futuro mobile das vendas online

Sempre a mão, os smartphones marcam expressiva presença nas transações virtuais. 

Além da praticidade de conectar pessoas de qualquer parte do mundo, o crescimento do uso de celulares e tablets, criou um novo fenômeno comportamental: os consumidores ganharam mais poder de escolha e de compra por meio de seus  aparelhos e, assim,  determinando um novo modelo de varejo, o mobile-commerce.

Segundo o relatório Economia Móvel de 2019, da GSMA – empresa que representa o interesse de operadoras e avalia o ecossistema móvel – mais de 5 bilhões de pessoas em todo o mundo tem algum tipo de aparelho celular. Destes, 47% da população mundial estão conectados à internet e a projeção é de que até 2025 esse números cheguem a 60%. Isso significa que se você ainda não digitalizou o seu negócio e não está conectado com m-commerce corre o risco de ficar para trás.

Desde o lançamento da conexão 3G, os smartphones tornaram essenciais à vida cotidiana pela comodidade e facilidade que proporcionam aos usuários. Basta ver o aumento adeptos aos serviços e transações financeiras oferecidas pelas fintechs, popularmente conhecidas como bancos digitais. Com isso, o potencial do m-commerce já demonstram sinais bem promissores.

Em novembro de 2019, por exemplo, as vendas via mobiles ultrapassaram as feitas por desktops. O Webshoppers 41, principal relatório sobre comércio eletrônico, realizado pela EBit, aponta que o m-commerce aumentou sua relevância no setor e já representa 42% dos pedidos e 36% do faturamento do e-commerce. Moda e Acessórios lideram ao lado de Perfumaria, Cosméticos e Saúde, como os nichos que mais tiveram pedidos.

Os sites de busca e as redes sociais são os principais caminhos que levam o consumidor às lojas online. Nas mídias sociais com acesso via mobile, existe uma taxa de penetração de 42% entre usuários. Ainda segundo o relatório, 80% dos consumidores que compraram influenciados pelas redes sociais, destaque para Facebook e Instagram, ficaram satisfeitos e estão entre os que mais elogiam as compras. O novo varejo atua na relação da tecnologia com experiências reais. Por isso, para o sucesso desse modelo de negócio é importante pensar em uma estratégia de m-commerce que não só conquiste novos clientes, como principalmente, cative os antigos.

Dentre as ferramentas utilizadas no m-commerce, o destaque vai para o WhatsApp Business. Segundo a recente pesquisa da PANORAMA Mobile Time/Opinion Box, o aplicativo na versão Messenger está presente em mais de 90% dos smartphones do país e 76% dos brasileiros interagem com marcas via WhatsApp. Destes, 77% o fazem para tirar dúvidas/pedir informações, 65% usam o app para receber suporte técnico, 61% para receber promoções e 54% para comprar produtos e serviços. Assim, campanhas de WhatsApp Marketing, quando elaboradas de forma estratégica, promovem a interação com a marca e estabelece uma relação mais próxima e até mais duradoura. 

A pesquisa também revela que com a COVID-19, a jornada de compra digital está acelerando e um novo consumidor está surgindo. As vendas online se intensificaram,  impulsionadas pelo aumento de pedidos, e por todas as regiões do país. Diante desse cenário, investir na digitalização de sua empresa e na qualificação de sua equipe para atender a essa nova demanda, é emergencial. Aqui vão algumas dicas do que hoje é indispensável no varejo digital:

  • Preze pela rapidez e agilidade na entrega – tenha produtos em estoque e, se possível, utilize as lojas físicas para atender o e-commerce.
  • Prepare-se para um cenário mais competitivo – invista em sites/plataformas que gerem melhor experiência de compra. 
  • Foco nas redes sociais – consumidores possuem mais experiência online e tendem a contar suas experiências de compra nas redes.
  • Invista no treinamento da equipe de atendimento: as experiências de compra contam muito no momento da decisão. Uma equipe bem treinada e familiarizada com as ferramentas tendem a gerar bons negócios. 

Autores: Fabiana Cassim e Ivini Ferraz

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