Empreendedorismo Digital- A idéia de negócios digitais

O que é Empreendedorismo Digital?

Fonte: Editora Novo Negócio

Uma das principais consequências do crescimento da internet foi o aumento do empreendedorismo digital (VENTURA). O empreendedorismo digital se caracteriza pelo olhar do empreendedor para as oportunidades de negócios online.

A grande parte dos empreendedores digitais actua no desenvolvimento de infoprodutos como cursos online ou e-books, utilizando a internet para a divulgação destes produtos. A venda de itens de terceiros é outra maneira de empreender digitalmente, sendo os vendedores responsáveis pela divulgação dos produtos e recebendo, desta maneira, comissões pelas vendas (Ventura).

Um empreendedor digital pode trabalhar de duas formas na internet, através de uma loja online (e-commerce) que comercializa produtos físicos ou através da criação de infoprodutos

O que é um Infoproduto?

Na optica da Editoria Novo Negócio (2009), o infoproduto é todo conteúdo não físico, ou seja, que não possui materialidade propriamente dita, ou seja, tudo aquilo que é transmitido em BITS, ou seja, que pode ser enviado via internet, exemplos:

  1. Apostilas;
  2. Vídeo aulas
  3. Áudios;
  4. Revistas digitais;
  5. Aplicativos;
  6. Softwares;
  7. Plugins;
  8. Serviços (Consultoria, por exemplo). 

Formas de empreendedorismo Digital:

E-commerce ou Loja Online

Para Tameirão (2018), e-commerce é um site que facilita a compra e a venda de produtos no ambiente online. Em muitos aspectos uma loja virtual se assemelha a uma loja física, como no controle do estoque, logística de pagamentos entre outros, mas, com certeza, o investimento inicial para abrir uma loja online é muito menor.

O ponto-chave para focar ao abrir uma loja virtual é a segurança do negócio. Se o seu possível cliente estiver em um ambiente online que considera inseguro, dificilmente irá concretizar a venda, já que precisa enviar dados pessoas e financeiros. Garantir que a sua loja virtual é segura e transparecer isso para os clientes é fundamental (Tameirão, 2018)

Programas de afiliados no empreendedorismo digital

De acordo com a Editoria Novo Negócio (2009), no empreendedorismo digital você pode se afiliar a plataforma da Hotmart (a plataforma da Hotmart permite que cadastrados divulguem os conteúdos digitais criados e lançados na plataforma) como empreendedor online para vender seus infoprodutos. Além da possibilidade de criar seu produto e lançá-lo no mercado, você ainda pode divulgar o produto de outras pessoas e ganhar uma comissão, onde esta também é uma forma de empreendedorismo digital, já que, você estará lucrando por isso e oferecendo um produto/serviço (que embora não seja seu) reverterá lucro para você.

Para a Editoria Novo Negócio (2009), existem empreendedores online que estão trabalhando apenas como divulgadores e ganham muito bem, tendo sua independência financeira, onde para poder entrar em meio a esse empreendedorismo digital, será necessária a criação de um site, pois os produtos serão adquiridos através de uma página da internet, por isso, não poupe esforços e recursos nesse quesito. Além disso, lembre-se de fazer um marketing de qualidade e estude para isso.Invista em Treinamentos e Mentorias em negocios digitais sempre que possivel.

Players School

Cultura e Empreendorismo Digital ao alcance de todos