Campanhas WhatsApp Marketing – Cases de Sucesso

As campanhas WhatsApp Marketing pós-pandemia tem se proliferado em todos os setores comerciais do Brasil e do mundo. Além de ampliarem os esforços para o melhor uso do WhatsApp, existe um esforço comum de transformar o WhatsApp na conexão principal entre as marcas e os anunciantes (76% das pessoas já estabelecem esta relação com suas marcas favoritas). 

Modo geral, as campanhas WhatsApp tem como objetivo atrair mais consumidores para o WhatsApp da marca. No WhatsApp, de uma forma diferenciada das demais redes sociais, quando o consumidor interage com a marca ele estabelece uma relação mais próxima e até mais duradoura com a marca, isso, é claro, se esta empresa tiver vendedores treinados em atendimento WhatsApp, capazes de aumentar o LTV (Tempo de vida do cliente)

Todavia, nem toda interação entre marca e consumidor pode ser considerada “campanha de marketing”. Muitas vezes, as marcas usam o WhatsApp de forma mais passiva, apenas como canal de atendimento. Daí a diferença que estabeleço entre WhatsApp Marketing  (Geração de Lead) e WhatsApp Atendimento (Gestão e Nutrição de Leads). 

Muito cuidado com campanhas WhatsApp que buscam bombardear os clientes de ofertas sem que eles de fato tenham sido convidados a participar de algo. Campanhas profissionais de WhatsApp Mkt se diferenciam muito desta abordagem e foi por isso que selecionamos cases de campanhas de sucesso realizadas por agências de marketing profissionais que vêm buscando novas formas de interação entre marca e consumidores, Love brands, através do WhatsApp.

Cases de Campanhas de WhatsApp Marketing de Sucesso 

Adidas

Um exemplo muito feliz de campanha WhatsApp Marketing foi a campanha da Adidas “Rent a Pred”. Nela, a marca convida times amadores de futebol a “alugar um predador” Através do WhatsApp da marca, os times poderiam comunicar a data do jogo e o local e a partir disso, no dia do jogo o time poderia  ter ao seu lado um craque profissional.

Como eles mesmos disseram: Injusto?  Sim, mas também muito divertido.

“Rent a Pred” é uma campanha inspiradora a medida que usa o WhatsApp para interagir com seu público ideal, fãs da marca, usando ídolos do sport como Kaka, entre outros. Numa perfeita fusão entre Marketing de influência e WhatsApp Marketing.

Absolut – Smirnoff

Outro exemplo célebre é a campanha Absolut Unique da Smirnoff (vodka) que, ao focar o público Jovem,  promoveu mundialmente um concurso onde seria possível ganhar dois ingressos para uma super balada na Argentina. Algo que seduziu facilmente o público jovem.

Para conquistar os ingressos e a passagem, os participantes tinham que convencer em um áudio no WhatsApp o porteiro “Sven” de que mereciam participar do evento. A campanha foi um grande  sucesso e mais um passo para consolidar a marca para esse novo público.

Se transportarmos estes exemplos para realidade de pequenas e médias empresas o que podemos concluir e dar como dicas para vocês se inspirarem, criando campanhas inusitadas nas suas empresa?

Dicas da Players School para criar suas campanhas de WhatsApp Marketing: 

  1. Escolha muito bem seu público a-alvo descubra qual o seu maior desejo;
  2. Não foque só no produto, foque no cliente e no seu life style;
  3. Ofereça benefício para ele entrar no seu WhatsApp;
  4. Seja bem-humorado e exercite a criatividade do seu cliente – Jogue! Interaja!
  5. Use automação para o atendimento em algumas etapas, crie um script para o relacionamento com o cliente.

    Ivini Ferraz é diretora da Players School

    Mentora dos cursos de WhatsApp, Instagram e Inside Sales.
    A Players é uma escola Multimídia especializada em Mobile Marketing.

    https://wwwinstagram.com/iviniferraz/
    https://www.linkedin.com/in/iviniferraz/

    Participe de um Webinar Gratuito de WhatsApp da Player.