5G nas empresas: Como essa tecnologia irá mudar nossa realidade?

Se engana quem pensa que a internet 5G é uma realidade distante.

Pois a tecnologia 5G já está em operação em alguns países como a Coreia do Sul, Estados Unidos, China, Suíça, Reino Unido e Espanha. E promete provocar uma revolução nos modelos de negócios e nas cadeias de valor a nível internacional.


Onde a Tecnologia 5G já está funcionando?
 

A maior rede de internet 5G do mundo é chinesa e já está operando. 

 No momento, as principais metrópoles chinesas já possuem cobertura 5G, incluindo Xangai e Pequim. A previsão é que até o fim de 2020, o sinal será estendido para mais de 50 mil estações-base espalhadas pelo país.
A pretensão do governo é de que, a longo prazo, o país assuma a liderança do setor empresarial baseado em IA e da computação de ponta. Vale lembrar que a China já é líder mundial em tecnologia de reconhecimento fácil.            
O amadurecimento da tecnologia 5G chinês, com testes iniciados há quatro anos, vai possibilitar a implantação comercial da rede de forma muito mais robusta que em outros países.

 A internet 5G foi colocada à prova numa demonstração de direção remota realizada pela Ford na China. O motorista conseguiu conduzir o automóvel a partir de uma sala de operações, à distância de 3 km do carro.
Além da novidade, a Ford revelou o SYNC+, um sistema multimídia com inteligência artificial da Baidu presente nos novos Chagan. A inovação traz navegação com assistente de voz inteligente, que vai permitir recursos de entretenimento e conectividade com automóveis e casa inteligentes. O desempenho do sistema vai depender da rede de tecnologia 5G.

https://www.youtube.com/watch?v=fgJBhZCCjc8

Para empresas e indústria, a internet 5G possibilitará um melhor aproveitamento do IoT, que fornecerão uma grande quantidade de dados, permitindo que eles obtenham idéias sobre suas operações como nunca antes.
A agricultura e a pecuária serão dois mercados que vão usar muito a IoT. O primeiro deve aprimorar o uso de drones para monitoramento da safra, melhorar o gerenciamento automático para uso da água, analisar constantemente as condições do solo e aprimorar as operações com máquinas autônomas. Já o segundo pode observar melhor o comportamento de animais, inclusive das abelhas, que estão sumindo, para otimizar todas atividades, desde o tratamento até a alimentação.
As empresas irão operar e tomar decisões importantes baseadas em dados gerados pela tcnologia 5g, inovar na agricultura, fazendas inteligentes e manufatura, abrindo caminho para economia de custos, melhor experiência do cliente e crescimento a longo prazo.

A Internet 5G no Brasil

Por enquanto, no Brasil só tivemos apenas alguns testes da internet 5G.
A liberação da tecnologia 5G está atrasada no Brasil, o primeiro leilão de frequências estava programado para ocorrer no primeiro semestre de 2020.  Agora, o mais provável é que a concorrência aconteça no início do próximo ano, com as primeiras redes previstas para operar somente em 2021.

Conheça os cursos de Mobile Marketing da Players School.